O blogueiro como formador de opinião

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Eu me recordo do dia em que entrei no blog Mundo Tecno, da Cynara Peixoto e me deparei com um banner escrito “Fnac devolva o meu dinheiro”. Nesse post, ela compartilhava com seus leitores a sua dificuldade em concretizar uma compra na referida loja. Li o post, deixei um comentário e decretei: eu jamais irei comprar na Fnac. Inspirada nesse episódio, criei os banners “Telefônica devolva a minha linha” e “Telefônica devolva o meu Speedy”, para que todos saibam o quão irresponsável essa empresa é.

Querendo ou não, nós, blogueiros, somos formadores de opinião. Fazemos parte da mídia e como muito bem escreveu o Cardoso recentemente, blogs não são brinquedos. Tanto isto é verdade, que muitas empresas já perceberam esse filão e estão investindo nos blogueiros mais conhecidos, seja convidando-os para eventos, seja conversando com eles e apresentando os seus produtos.

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Segundo encontro de blogueiros com a Microsoft

Dependendo do blog, de sua relevância e aceitação, o que o blogueiro escrever será tomado ao pé da letra e imitado por milhares de internautas. Já existem até profissionais que ganham a vida como “olheiros”. São contratados para monitorar na web a reputação das grandes marcas . No seminário INFO sobre redes sociais, esse tema foi exaustivamente debatido. Abaixo, seguem transcrições da palestra sobre o Orkut:

Marcelo Marzola, presidente da Predicta, acrescenta que as ferramentas sociais ajudam a ligar as pessoas, e a marca precisa estar nesse ambiente de forma pró-ativa, mostrando seus valores de forma transparente.

Segundo Manoel Fernandes, publisher da revista Bites, mais que fazer parte de uma comunidade, é preciso ser relevante para os usuários, apresentando bom conteúdo. “O melhor exemplo disso são as próprias comunidades. Às vezes, um espaço pequeno é mais importante que um grande, por causa do conteúdo.”

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