Immunet Protect

http://www.baixaki.com.br/imagens/61365/66851.jpg

Que a proteção proporcionada aos nossos computadores por um antivírus é essencial todos já sabem. Mas, já pensou se você pudesse criar uma comunidade com seus amigos e parentes na qual todos estivessem protegidos? Esta é a proposta do Immunet Protect. Baseado em Cloud Computing, este programa visa trazer proteção global para você e todas as pessoas que forem convidadas ao seu grupo.

A ideia principal do Immunet Protect é que não adianta proteger computadores em isolado, mas sim que devemos proteger todos os computadores associados ao nosso. Com isso, ele oferece uma forma de integração para usuários na forma da criação de uma comunidade virtual de proteção.

Para utilizar este programa você precisa ter uma conta de usuário e pode criá-la clicando aqui. Esta ferramenta utiliza Computação nas Nuvens e requer necessariamente que seu computador tenha acesso à internet para seu funcionamento correto. Lembre-se também de alterar as permissões em seu Firewall de forma a autorizar o programa.

A interface do programa encontra-se dividida em setores que podem ser acessados por meio dos botões dispostos na parte superior da janela do programa. Basicamente, o programa é composto de quatro categorias: “Summary“, “History”, “Scan” e “Settings”.

Informações gerais e de conexão

Em “Summary” é mostrada uma visão geral do programa, com o número de ameaças virtuais para as quais ele está oferecendo proteção no momento e quantas pessoas estão conectadas no momento. Como este programa depende da internet para seu funcionamento correto, quando ele estiver ativo, na tela do programa será mostrada a mensagem: “Cloud Protection is Active”, com um símbolo verde, representando que seu computador está corretamente conectado.

Caso nesta tela você veja um símbolo vermelho e a frase “Cloud Protection is Inactive” significa que por algum motivo o programa não está conseguindo se conectar a internet. Se isto acontecer, é preciso checar se a conexão está funcionando corretamente. O programa tenta se reconectar automaticamente a cada trinta segundos, mas se ele permanecer offline, verifique também as permissões do seu Firewall e tente reiniciar seu computador.

Programa ativo e conectado

O gráfico exibido na tela mostra quantos programas foram instalados recentemente, inclusive com o dia do mês em que isto aconteceu. Eles são divididos em duas categorias: ameaças, exibidos como uma barra vermelha e limpos, representados por uma barra verde. Se você passar o mouse sobre o gráfico, uma janela com detalhes é mostrada.

Como convidar pessoas?

Para convidar pessoas para sua rede de proteção, clique na opção “Invite”. Isto faz com que uma janela de seu navegador seja aberta e nela estão as informações de quantas pessoas já fazem parte de sua comunidade. Por esta janela você pode convidar pessoas por e-mail (clicando na “cartinha”) ou importar seus contatos do Facebook, Gmail ou Yahoo clicando em um dos respectivos ícones.

Feito isto, o programa solicitará seu nome de usuário e senha para o login que foi especificado. Em seguida, ele importa automaticamente todos os seus contatos. Então, basta escolher aqueles que você deseja que façam parte de sua comunidade e enviar os convites clicando no botão “Invite”. Esta função só funcionará corretamente se o programa estiver online.

Convidar pessoas importando contatos do Gmail

Além disto, na opção “Register” você pode associar seu computador com a conta previamente registrada. A opção “About” exibe detalhes de versão do programa e caso você esteja com dúvidas na utilização desta ferramenta, “Help” abre a Wiki (em inglês).

Histórico e eventos

A aba “History” contém o histórico de todas as atividades executadas pelo programa. Aqui são mostrados os resultados das verificações (scans) feitas no computador, e seus resultados e ameaças que foram enviadas para a quarentena.

Você pode escolher uma data para a exibição dos resultados (últimas 24 horas, 7 dias, 30 dias, 100 dias ou personalizada) e por meio da seleção de uma entrada em conjunto com o botão “More Details”, uma descrição detalhada do processo poderá ser visualizada ao lado direito.

Verificação do computador em busca de ameaças

A aba “Scan” permite que você faça uma varredura de seu computador em busca de ameaças. Este programa faz esta verificação nos programas que estejam em atividade em seu computador e nos Registros do Windows. Ao lado esquerdo desta janela são mostrados os arquivos escaneados, ameaças encontradas, tempo decorrido desde o início do processo e andamento da verificação.

Você pode optar por ativar/desativar as opções “Scan Running Processes” que é aquela responsável pela varredura nos programas que estejam ativos no computador e em “Scan Loadpoint Processes” que faz a verificação nos programas que serão inicializados no boot do Windows.

Configurações extras do programa

As configurações acessadas a partir do botão “Settings” são responsáveis pela definição de um grau extra de proteção que pode ser ativado (“Protection Settings”) e pelas mensagens que serão exibidas a partir de eventos específicos (“Notification Settings”). Estas opções podem ser apenas ativadas ou desativadas.

Em “Monitor Application Install” examina todos os programas e aplicações que são instalados no
computador, incluindo aqueles que são instalados por outros aplicativos em segundo plano (como por exemplo, uma atualização). “Monitor Application Start” examina os programas quando eles são inicializados no computador. Isto pode ser útil para detectar alguma ameaça que pode não ter sido detectada durante a instalação.

Efetuando uma verificação em busca de ameaças

“Active Protection Mode” faz uma prevenção contra instalações de aplicativos em seu computador até que eles sejam considerados seguros. Esta é uma boa forma de prevenir que programas maliciosos sejam sequer instalados. A opção “Cloud Notifications” é responsável por exibir notificações com relação à conectividade “nas nuvens”, incluindo mostrar mensagens quando a conexão for iniciada.

Quando “Verbose Tray Notifications” estiver ativa, o programa informa todos os eventos a partir de uma mensagem exibida em seu ícone na Bandeja do Sistema.


https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhNC1PpZSSpAtcDrJleOhlGrHPsA2MMMHAAi3QTNNDH5OoEnIsr10pTPJoBGb4T3ByTwA66BUC4k7JqNTKpvaIDsIdERB8gdXp0cvqGrgMpLMBEjiO3uXfeZAmutRxi-HUWRu1vXN4HD2TG/s400/0000.png

0 comentários:

Postar um comentário