"Muito mais que um simples dicionário online, esta é uma comunidade completa de discussão da língua portuguesa."

O dicionário Caldas Aulete foi editado pela última vez no Brasil, no final da década de 1980. Agora, a Lexicon Editora Digital lançou o iDicionário Aulete Beta, que não é só mais um “dicionariozinho”, mas um verdadeiro portal da língua portuguesa. Toda a qualidade do dicionário é fornecida completamente de graça e aberta a todos, inclusive com a opção de contribuição dos usuários, que depois é submetida à avaliação da equipe editorial do dicionário. O serviço também tem, na área de downloads, a opção de utilizar o sistema de busca do site embutido em seu navegador (Internet Explorer ou Mozilla Firefox) ou, caso você seja usuário do Windows Vista, é possível adicionar um “gadget” à barra lateral, que fornece um campo de busca no dicionário, direto de sua área de trabalho.

Fuja do tradicional

Dicionários em formato de livro — ou mesmo certos dicionários online — costumam ignorar algumas expressões perfeitamente possível e amplamente utilizadas na língua. A proposta do Aulete é construir um banco de dados em constante crescimento, de verbetes e expressões utilizadas no português, contando inclusive com colaborações dos cadastrados no site. Não faremos um guia de uso do sistema, pois na área “Como usar” há uma ótima explicação de todas as ferramentas.

Existem duas áreas principais no serviço, que podem ser acessadas clicando nas abas superiores, vermelha e verde. O iDicionário Aulete é aquele publicado pelos editores e o Aulete Coletivo é para que você acesse o dicionário criado com a colaboração dos usuários.

iDicionário Aulete

Logo na página principal, do lado esquerdo você verá o tradicional sistema de busca de verbetes, onde você digita o que procura e o sistema dá as definições encontradas. Logo abaixo do campo de busca existe uma área onde você pode procurar verbetes em ordem alfabética. Clicando em uma letra você fará com que o quadro à direita mostre todos os verbetes existentes no dicionário, iniciados por ela.

Quando fizer uma busca, você não só verá a definição do termo, como também a grafia, separação silábica, categoria gramatical, forma de acentuação, exemplo de uso fictício, bem como exemplos extraídos de livros, jornais, canções populares, etc. — citando a fonte. Também são contemplados os plurais, femininos, superlativos, aumentativos, diminutivos irregulares, regência verbal, conjugação verbal e preposições mais usadas nas regências relativas ou indiretas.

Sempre que você fizer a busca por uma palavra, poderão aparecer três diferentes opções de exibição de resultados: verbete original, que é referente ao dicionário Caldas Aulete da edição de 1985; verbete atualizado, que mostra atualizações da obra e ortografia atualizada; e verbete novo, que são os resultados de palavras incorporadas recentemente ao dicionário.

Na área de downloads você pode definir o dicionário Aulete como um dos sistemas da barra de busca do seu navegador e também fazer o download de um “gadget” para a barra lateral do Windows Vista. Outro recurso adicional são as “nuvens”, que mostram os últimos verbetes buscados e aqueles com maior incidência de acessos.

Além de todos esses recursos, há ainda as palavras do dia, que aplicam termos a contextos e explicam seu significado, bem como fornecem fatos curiosos a respeito deles e mostram um link para aquela palavra dentro do dicionário.

Dicionário Coletivo

Não bastasse o pacotão de recursos do iDicionário, você ainda pode dar sua contribuição, criticar, sugerir e colaborar com novas expressões ou palavras e acompanhar a progressão e o desenvolvimento de suas discussões. Você também pode criar seus próprios verbetes e enviar para o serviço, para que os editores verifiquem a validade dos seus argumentos e aprovem ou não a adição do seu vocábulo ao dicionário. Como passatempo, há também um pequeno jogo da forca.

http://www.baixaki.com.br/img/v8/baixar/aces.jpg

0 comentários:

Postar um comentário