Music Bee

http://www.baixaki.com.br/imagens/56895/41488.jpg

"Ele não é só um player, é um gerenciador completo e muito leve, que cuidará de toda sua coleção de música."

Com a facilidade com que conseguimos acumular músicas no computador, fica cada vez mais difícil organizar centenas de músicas em dezenas de pastas diferentes. O Windows Explorer é um bom gerenciador de arquivos, mas um péssimo gerenciador de mídia. Por isso, nada melhor do que utilizar o MusicBee, um programa muito leve e prático, para manter sua coletânea organizada, sem qualquer dificuldade. Todo e qualquer conteúdo em áudio que você queira organizar, inclusive seus podcasts preferidos e estações de rádio online, pode ser gerenciado através do MusicBee, além de poder sincronizar suas músicas com qualquer dispositivo móvel, sem sair do programa.

Instalação

Depois de terminado o download, extraia o conteúdo do arquivo ZIP e abra o executável chamado “setup.exe”. Siga os passos do programa de instalação e, ao final, marque a caixa de seleção para que o MusicBee seja aberto assim que terminar de ser instalado.

Funções de sobra

O MusicBee tem tantos recursos que você vai demorar até usar todos. Sua interface é muito similar à de outros jukeboxes, dando ao usuário uma sensação de “eu já vi isso antes” ao mesmo tempo em que o deixa confortável para aprender a operar todas as funções. O quadro da esquerda concentra as quatro principais áreas do programa, que são a biblioteca de mídia (“Library”), as listas de reprodução (“Playlists”), um mini navegador (“Web”), e um gerenciador que mostra as pastas do sistema (“Computer”).

Interface limpa e discreta

Biblioteca de mídia

O item “Library” se divide em outras cinco categorias, para dividir melhor todo o conteúdo de mídia presente no PC. Em “Music Library”, você verá todas as músicas presentes no computador, dentro das pastas selecionadas durante a primeira execução do programa.

Você pode adicionar novas músicas à sua biblioteca de mídia, mesmo depois de ter feito ou cancelado a varredura inicial. Clique no menu “File” e depois em “Add Files to Library”. Uma nova janela será aberta, mostrando as opções de inclusão de arquivos à biblioteca de mídia. O botão “Choose folder” permite que você escolha as pastas que deverão ter seu conteúdo monitorado.

Se você gosta de podcasts, mas prefere não precisar entrar em cada um dos serviços que os disponibilizam, adicione seus favoritos ao item “Podcasts” e utilize-o para nunca mais precisar entrar em diversos sites diferentes quando quiser ouvir cada um dos episódios. Da mesma forma, suas rádios online podem ser adicionadas ao item “Radio Stations”, para que você as ouça através do próprio MusicBee, sem a necessidade de entrar em outros players ou abrir o seu navegador.

Adicionando arquivos à biblioteca

Listas de reprodução

Para não precisar montar uma lista de reprodução a cada execução do programa, você pode criá-las e deixá-las salvas no item “Playlists”, que inclusive já vem com algumas pré-definidas. Dentre as listas que já vêm prontas estão as músicas adicionadas recentemente à biblioteca, as que foram tocadas por último, as 25 mais tocadas e as que possuem maior nota.

Você pode dar notas às músicas presentes na sua biblioteca, através do sistema de estrelas. A coluna “Rating” mostra cinco estrelas, que você pode usar para dar a sua opinião sobre cada uma das suas músicas. Para atribuir uma nota, basta clicar nas estrelas. É possível dar notas fracionadas como “três estrelas e meia”.

Navegador embutido

O MusicBee dispensa muito trabalho braçal e facilita algumas operações do dia a dia. Uma delas é a necessidade de abrir o seu navegador para procurar sites de música na internet. Se preferir, você pode fazer isso diretamente do programa, clicando no item “Web”, que funciona como uma espécie de lista de favoritos. Você pode adicionar qualquer site à lista, mas obviamente faz mais sentido adicionar páginas que tenham conteúdo musical.

Barra de endereço

No topo da área central do programa, há uma barra de comandos similar à de um navegador, com botões de voltar, avançar e atualizar páginas, além de uma barra para que você digite o endereço dos sites que quiser visitar. Se estiver à procura de uma música ou artista específicos, digite o nome na caixa de busca que fica do lado direito da barra de endereços.

Perdeu-se? Use a busca rápida

Se você quiser ouvir uma música que não lembra o nome, ou se esqueceu de quem é o artista, é possível pedir que o MusicBee procure para você, a partir de algum dado que você lembre. Basta digitar o texto no campo de busca do “Quick Finder” para que o MusicBee tente localizar todas as músicas que tenham alguma correspondência.

Sistema de Tags

Além das conhecidas tags ID3, que identificam o arquivo musical com informações sobre artista, gênero, álbum, etc., as tags (ou categorias) estão mudando a forma como tratamos todo tipo de informação e, inclusive, arquivos presentes no PC. Para facilitar a localização e execução das suas músicas, além de melhorar os resultados do sistema de busca, você pode adicionar quantas tags quiser aos seus arquivos, através do MusicBee. Para isso, clique na música desejada com o botão direito do mouse e localize a opção “Edit”. Uma nova janela será aberta, com todas as opções que você pode adicionar, inclusive as tags.

Sistema de tags

Controles de reprodução

O foco do MusicBee é o gerenciamento de músicas, mas não faria sentido se ele não fosse capaz de tocá-las. Assim, na área inferior da interface, você verá os discretos botões que comandam a execução das músicas, bem como um controle de volume, uma barra de progresso, equalizador e outras funções comuns aos programas reprodutores de música.

Outras funções

O fato de estes recursos estarem no final do texto não significa que eles são menos importantes. Para alguns usuários, a sincronização de músicas com o MP3 player ou outros dispositivos móveis é primordial, e o MusicBee é capaz de fazer. Se você quiser extrair CDs e convertê-los para MP3, o MusicBee também é capaz. Conversões de formatos de arquivo também são possíveis.

https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhNC1PpZSSpAtcDrJleOhlGrHPsA2MMMHAAi3QTNNDH5OoEnIsr10pTPJoBGb4T3ByTwA66BUC4k7JqNTKpvaIDsIdERB8gdXp0cvqGrgMpLMBEjiO3uXfeZAmutRxi-HUWRu1vXN4HD2TG/s400/0000.png

0 comentários:

Postar um comentário