É hábito de muitos acessar o Gerenciador de tarefas do Windows — o famoso CTRL + ALT + DEL — assim que algo de anormal acontece com o sistema (lentidão fora do comum, instabilidade etc.). Porém, o que fazer diante daquela lista de processos imensa, escassa em informações? Mesmo quem já possui certa experiência no assunto acaba se debatendo um pouco para identificar o foco do problema.
Para tanto, seria ideal um programa que informasse ao usuário de forma completa do que se trata cada item dessa lista. É o caso do Security Process Explorer. Do mesmo desenvolvedor do Glary Utilities, esse programa veio para facilitar a vida da dos usuários e, provavelmente, para substituir o tradicional Gerenciador de tarefas do Windows.
Simplicidade e clareza
O que todos nós queremos na hora de coletar informações é praticidade. Com certeza isso é um dos principais aspectos do Security Process Explorer. Apesar de ser mais completo que a ferramenta padrão do Windows, as informações estão mais bem organizadas e contam com uma interface de clareza incomparável.
O DIFERENCIALA primeira diferença já pode ser notada logo de início. Ao lado de cada processo, há uma pequena barra colorida que os qualifica como confiáveis (verde) ou de risco (vermelho). Ela é muito útil para identificar rapidamente processos suspeitos, pois quanto maior o risco, maior a predominância da cor vermelha na barra.
Ainda com dúvidas? Basta dar um clique sobre o processo que informações detalhadas são exibidas no rodapé da página. Além disso, utilize o link Mais Informações (Internet) — também no rodapé — para ir direto a um banco de dados com mais detalhes e com comentários de outros usuários sobre o mesmo processo. Se for o caso, contribua com o seu conhecimento!
Mais detalhes
O que acha de obter dados ainda mais profundos? No menu Ver, há os seguintes itens que poderão ser exibidos na listagem:
Se isso ainda não bastar, selecione o processo desejado e marque a opção Mais Detalhes e confira os dados avançados sobre ele.
Hora de trocar o seu gerenciador de tarefas!
O Security Process Explorer não só informa os processos em execução, como também permite finalizá-los e até mesmo bloqueá-los definitivamente. Será que falta algo para ele substituir por completo o Gerenciador de tarefas do Windows? Sim! Defini-lo como programa padrão. Após marcar a opção Substituir Gerenciador de Tarefas do Windows no menu Arquivo, o Security Process Explorer é iniciado automaticamente ao pressionar a famosa combinação de teclas CTRL + ALT + DEL.
Para completar, o programa é totalmente grátis e encontra-se traduzido para o nosso idioma.
0 comentários:
Postar um comentário